Pedro e o Lobo, do compositor Sergey Prokofiev, foi apresentado em escolas da rede municipal de ensino de Curitiba (PR).
Pedro e o Lobo, a peça musical pedagógica de maior relevância artística, histórica e musical no universo da música de concerto, é uma obra musical na qual cada instrumento ou tema musical refere-se a uma personagem da história que é apresentada pelo narrador. Conceitualmente, Pedro e o Lobo se enquadra no que historicamente classificamos como música programática, gênero instrumental criado no período romântico e que está subordinada a um programa, a uma imitação ou paráfrase de um ambiente ou de outro programa, seja musical, literário ou pictórico. Com o objetivo de enriquecer a experiência musical e pedagógica dos alunos através da ludicidade, a narrativa foi apresentada utilizando bonecos e cenários especialmente confeccionados para este projeto. Desta maneira o teatro de formas animadas somou-se ao quinteto de sopros.
Os personagens da história foram bonecos manipulados pelo ator que simultaneamente fez a narração. A produção e coordenação do projeto previu um direcionamento do texto onde os princípios fundamentais foram o uso do raciocínio e da astúcia, ficando excluídas quaisquer atitudes que incitem a violência ou gerem dubiedade de entendimento, assim como a questão dos maus tratos não só com os homens, mas também com os animais de diversas espécies, tratados de forma artística para uma experiência que propicie à criança desenvolver o cuidado e respeito com o próximo, bem como com os animais, ampliando a sua percepção para o questionamento sobre si e sobre o mundo.
Em consonância com a obra apresentada, como democratização de acesso, foram realizadas "oficinas de musicalização para pais e professores" ministradas pela educadora Breeze Rosa. As oficinas foram realizadas em espaços da FCC (Fundação Cultural de Curitiba) e SME (Secretaria Municipal de Ensino). As "Oficinas de musicalização” foram um treinamento para pais e professores, na qual tiveram acesso a atividades utilizadas no seu dia-dia em domicílio ou em sala de aula.